Veja qual a diferença entre consórcio e financiamento

Você mal pode esperar para subir na sua motocicleta. Ter a capacidade de possuir uma moto e ser independente, poder ir aonde quiser, não importa quando e onde houver um forte desejo, poder andar por aí e caminhar do seu jeito é um sonho.

Para quem ainda não conseguiu comprar uma motocicleta de imediato, esse tipo de compra de veículos pode ser a saída. Claro, essas alternativas têm suas vantagens e desvantagens. Isso é o que você vai descobrir agora. Você está pronto

Qual é a diferença entre consórcio e financiamento?

Antes de descobrir as vantagens de um financiamento ou consórcio, é necessário entender com precisão cada tipo de aquisição de ativo e suas diferenças. Ao compreender como cada empresa trabalha, você determinará com mais facilidade qual opção é melhor para o seu perfil.

Financiamento

O funcionamento do financiamento é simples: com base em seus dados financeiros (como renda e trabalho) e seu histórico (como notas de órgãos de proteção ao crédito (como SPC e Serasa), os bancos ou instituições financeiras podem determinar sua receita. Portanto, é determinado o valor máximo do financiamento e parcelamento que você pode assinar no contrato.

Além disso, cada banco ou instituição financeira pode formular livremente padrões de financiamento de veículos. Normalmente, eles oferecem taxas mais baixas para zero quilômetro ou motocicletas usadas. Além disso, eles evitam o financiamento de modelos mais antigos.

Caso o valor liberado no financiamento atenda à sua necessidade e o banco aceite o acordo para financiar motocicleta desejada, os seguintes passos são os seguintes:

  • O comprador e o vendedor concluem uma transação declarando que o pagamento será feito por meio de financiamento;
  • O vendedor fornece dados e documentos da motocicleta para o banco assinar o contrato;

O comprador assina um contrato de financiamento. Naquela época, o banco concordou em pagar ao vendedor em dinheiro, e o comprador concorda em pagar ao banco em prestações.

Funcionamento do consórcio

Consórcio é outra forma de comprar motocicletas, mas suas regras e procedimentos são diferentes. Desta forma, você fará um plano preliminar para identificar o valor necessário para comprar uma moto. Com base nessas informações, o administrador do consórcio informará o valor da parcela e o prazo de pagamento.

Depois de analisar suas possibilidades e saber que pode pagar o dinheiro informado, você pode contratar um consórcio, mas não comprará uma moto imediatamente como o financiamento. Essa é uma das maiores diferenças entre consórcios e financiamentos.

Isso porque, em um consórcio, as empreiteiras não tomam empréstimos de bancos como financiamentos. Na verdade, existe um grupo de pessoas com ideias semelhantes: a compra de motocicletas. Portanto, os gestores do consórcio consideram algumas pessoas valiosas para a obtenção dos bens com base na soma das parcelas de todos os membros do grupo. Isso é chamado de carta de crédito.

Carta de crédito é um documento que informa ao vendedor do veículo que você planejou a cota de consórcio e que pode usar o valor apurado para adquirir o veículo.

Neste ponto, você pode se perguntar: Como o administrador define quem receberá a carta de crédito primeiro? Isso é muito simples. Fazendo sorteio. Além disso, você pode ter certeza de que todos estarão protegidos antes do final do pagamento.


Receba mais informações gratuitamente