Saiba qual a melhor forma de financiar uma moto

A moto é um dos veículos mais utilizados pelos brasileiros. Ela facilita a mobilidade do dia a dia e é considerada um meio de locomoção rápido, pois é bem mais fácil de driblar os engarrafamentos das grandes cidades. Por conta dessa qualidade, muitas pessoas desejam comprar uma moto. O único problema desse quesito é o pagamento.

Muitas pessoas não possuem o valor integral do veículo para pagá-lo à vista. Por esse motivo recorrem aos vários tipos de transações financeiras para adquirir veículos que o mercado oferece. Um desses meios é o financiamento de veículos.

Você sabe como financiar uma moto? Continue conosco e confira algumas dicas importantes para quem deseja financiar uma moto!

Como funciona o financiamento de motos?

O financiamento é uma transação financeira, onde o cliente faz a solicitação ao banco e, este, concede o valor integral do veículo para realize a compra à vista. O cliente, por sua vez, devolve o valor emprestado de forma parcelada.

O financiamento possui algumas características básicas, mas muito importantes. Os clientes devem saber quais são e quais as políticas do banco antes de solicitar esse serviço. Essas características são:

  • Valor de entrada – Porcentagem do valor total do veículo que é dado no ato da contratação do serviço. Geralmente os bancos exigem, pelo menos, 20% do valor total
  • Número de parcelas – Corresponde à divisão do valor devido ao banco. Os bancos permitem dividir o valor em até 60 vezes. Todavia cada instituição tem sua própria regra, desta forma, você pode encontrar bancos que oferecem um prazo maior;
  • Juros – É um valor acrescentado nas parcelas. Essa taxa varia, também, de acordo com o banco. Por isso, é preciso saber antes qual é a taxa imposta pelo banco, pois ela influencia diretamente no valor final do veículo.

Como financiar uma moto pagando um valor menor pela parcela?

Primeiramente você deve pesquisar por bancos que fazem esse tipo de serviço. Após, será necessário fazer uma simulação do financiamento para avaliar em quanto ficará as parcelas, já que a simulação mostra a parcela com os juros proporcionais. Utilizando esse método, você saberá qual é a taxa cobrada pelo banco.

Uma dica preciosa é escolher previamente o modelo da moto e o local em que será realizada a compra. Isso facilita no momento de contratar o serviço no banco.

Para pagar um valor menor nas parcelas será preciso aumentar o valor de entrada. Por que? Quanto maior for o valor de entrada, menor será o valor para parcelar e, consequentemente, mais baixo será o valor  acrescentado com os juros.


Receba mais informações gratuitamente