Está precisando de um veículo com urgência? confira algumas dicas

Alugar um carro é uma alternativa à compra de um. Você está basicamente pedindo emprestado um carro por um período acordado, em vez de comprá-lo imediatamente. Às vezes, você pode ter a opção de comprar o veículo após o término do contrato. Se você está pensando em alugar um carro, é importante entender as vantagens e desvantagens. 

O que é um contrato de aluguel de carro

Um arrendamento é um contrato no qual uma parte transmite o uso de alguma coisa (uma parcela de terreno, construção, serviço ou outro objeto) a outra parte por um período especificado em troca de pagamento em dinheiro, normalmente periodicamente. Em uma locação de carro, o objeto sendo transportado é o próprio veículo. A diferença entre aluguel e financiamento é que, com o financiamento, você está adquirindo o veículo e, com um aluguel, geralmente não é o proprietário do veículo. A menos que seu contrato tenha a opção de comprar o carro no final do período do contrato, você deve devolvê-lo ao locador. 

Vantagens e Desvantagens do aluguel

Os motoristas que preferem alugar em vez de comprar tendem a fazê-lo por alguns dos principais motivos. Primeiro, eles dirigem um veículo mais novo, que permanece na garantia durante todo o período de locação e, portanto, raramente exige mais do que manutenção de rotina. Segundo, os pagamentos mensais de um veículo locado são normalmente menores do que os de um veículo adquirido. Isso ocorre porque os pagamentos da locação são baseados na depreciação do valor do veículo ao longo do período do aluguel, em vez do valor total do veículo. Como resultado, os motoristas podem alugar um veículo mais agradável e mais caro do que aquele que eles poderiam comprar. Também há desvantagens nos arrendamentos. Uma desvantagem é que, no final do período de locação, o arrendatário deve entregar o veículo locado (ou comprá-lo através de um contrato de opção de compra) e sair sem qualquer patrimônio no veículo

Valor residual 

Este é o valor de atacado do veículo no final do prazo da locação. Os locadores estimam o valor residual no momento em que o arrendamento é realizado com base em dados históricos do valor de revenda. Depreciação Depreciação é a discrepância entre o preço do automóvel quando ele é novo e seu preço residual. O custo de depreciação é o que compõe a maior parte do valor do pagamento mensal do arrendamento. 

Fator monetário ou taxa de aluguel 

Lembre-se, quando você aluga, o que realmente acontece é que as locadoras de carro está comprando o veículo do revendedor e, em seguida, alugando para você. O fator monetário é usado para determinar a segunda maior parte do seu pagamento mensal de aluguel e representa a quantia em dinheiro que o arrendador está cobrando por vincular seu capital durante o período do aluguel. O fator monetário, como outras taxas de juros, depende muito da pontuação de crédito do locatário. 

Prazo da locação 

Esta é a duração do contrato. Os arrendamentos típicos têm dois, três ou quatro anos, embora possam ser mais curtos ou mais longos. Os termos do aluguel são comumente declarados em termos de meses totais. Contrato de Opção de Compra Essa opção é habitualmente utilizada na abertura do contrato e somar uma pequena quantia a prestação mensal. 

Taxas e encargos iniciais 

Se você decidir alugar o seu carro, esteja preparado para fazer um pagamento adiantado substancial que consiste em várias taxas e encargos, como adiantamento, impostos e taxas de licença, taxa de aquisição, depósito de segurança e outros. Assim como no financiamento de automóveis, um pagamento adiantado mais alto pode significar pagamentos mensais mais baixos. 

Sanções e cobranças adicionais 

Isso inclui cobranças por inadimplência (pagamentos em atraso), taxas de rescisão antecipada (por encerrar o contrato antes do prazo acordado), taxas de alienação (quando o locatário optar por não comprar o veículo no final do período do contrato) e desgaste encargos de rasgo. As cobranças de desgaste são aquelas feitas para cobrir o desgaste do veículo alugado que vão além do que poderia ser considerado normal ou razoável. Em alguns casos, existem maneiras de quebrar um arrendamento sem penalidade.


Receba mais informações gratuitamente